quarta-feira, 12 de março de 2008

OS HEBREUS

OS HEBREUS

A origem dos hebreus deve ser procurada entre os semitas. No meio de uma grande confusão que se seguiu com o fim da cidade de Ur, Jacó veio com os primeiros hebreus para Canaã. Os hebreus pernaceram na cidade por cerca de 3 séculos mas uma violenta seca que atingiu a região fez com que migrassem para o Egito e la ficaram por cerca de 400 anos, período em que coincidiu com a época em que os hicsos estavam no poder e esses colaboravam com os hebreus.

Quando os hicsos foram expulsos, eles passaram a ser perseguidos. Tinham que pagar altos impostos e chegaram a ser escravisados.

Bom, essa opressão só terminou com o surgimento de Moisés que liderou o povo hebreu na marcha até Canaã, a terra prometida por Deus. O episódio ficou conhecido como Exôdo. Moisés receberá de Deus, no Monte Sinai, os 10 Mandamentos que continham regras éticas, morais e religiosas para guiar o povo hebreu e principalmente reforçar a crença em um Deus só.

Moisés e o povo hbreu permaneceram por 40 anos!! no Deserto do Sinai e Moisés morreu antes de chegar a terra prometida, antes Canaã e hoje conhecida como Palestina.

Quem continuou sua saga a guiar o povo hebreu foi Josué, que acabou por enfim chegar a Palestina. Porém a terra ja estava ocupada por outros povos como Cananeus e Filiseus, então eles ainda por cima tiveram que lutar para reconquistar Canaã.

Então teve de ser criado para organizar o povo hebreu na sua luta de reconquista pela terra santa, um monarquia liderada inicialmente por Saúl, que se suicidou depois de uma humilhante derrota e foi sucediso por Davi, que havia matado o gigante Golias com uma pedrada!! =0

Em 996aC, Davi morreu e foi sucedido por Salomão. Nesse momento os hebreus ja possuíam um exército, uma administração e um governo centralizado. Isso tudo gerava um alto custo e o descontentamento por parte de alguns.

Com a morte de Salomão (lembra das minas do rei salomão?) é dele!!!! ocorreu a Cisma, que foi a divisão da Monarquia em dois reinos, o de Judá composto por 2 tribos e o de Israel composto por 10 tribos.

Em 722aC o reino de Israel foi conquistado pelos Assírios e aproximadamente 200 anos depois o reino de Judá pelos babilônios e com isso todos os hebreus viraram escravos.

Esse evento ficou conhecido como Cativeiro da Babilônia.

Bom, esse cativeiro terminou em 539aC, quando Ciro, um imperador persa conquistou a Babilônia e libertou os judeus =(hebreus) que voltaram a palestina = (canaã) e reconstruíram o Templo de Jerusalém.
Mas em 332aC, os exércitos de Ciro foram derrotados pelos macêdonios de Alexandre o Grande, que passaram a dominar a Palestina e seguidos pelo império romano em 66aC.

Após a contenção de uma revolta judáica iniciada em 60dC sob o domínio dos romandos, Jerusalém novamente foi destruída e os judeus sem lar se dispersaram pelo mundo - esse evento é conhecido como a Diáspora.

No século XIX, o movimento organizado por Theodor Herzl, passou a ocupar terras na Palestina e com o apoio da Inglaterra, interessada em pender o equilíbrio político e econômico para seus interesses. Dessa forma, a presença judaica passou, aos poucos, a superar a de palestinos, descendentes dos antigos filisteus. Em 1948, a Assembléia Geral da ONU, sob impacto do holocausto criou o Estado de Israel, assim, o povo hebreu, agora conhecido como judeu, está de volta à Terra Prometida, enquanto os palestinos perderam sua pátria. E essa velha guerra continua até hoje e parece que ainda vai se arrastar por um bom tempo.

Um comentário:

Danielle Paiva disse...

morzao da minha vida!!
já tava com saudade dos posts...
adorei ler sobre os hebreus!
te amo mtoooo
bjss