quinta-feira, 13 de março de 2008

O Último Período do Império Mesopotâmio

Por meados de 600aC a civilização da Mesopotâmia deu seu último florescer.

Estava nascendo um novo império. O Assírio

Sua capital era Assur, e Ninívie uma de suas cidades mais importantes e eles foram os responsáveis pela devastação das tribos de Israel e por grandes deportações em massa. E não só isso, também invadiram o Egito e anexaram o Delta, além de Chipre, Secília e Síria.

O império Assírio teve um início brutal. Seu exército foi recrutado por alistamento obrigatório e possuía armas de ferro. Era uma força coordenada de todas as armas com artilharia de cerco capaz de derrubar muralhas até então inimagináveis, dispondo até mesmo de cavalaria protegida por cotas de malhas.

No entanto, o último império assírio declinou rapidamente, por redução de recursos.

Um ano após a morte de Assurpanipal, o império começou a desmoronar.

Os rebeldes babilônicos eram apoiados pelos caudeus e pelo novo vizinho, o Reino da Média. Os Medos, por muito tempo vinham sendo perturbados por outros bárbaros no Norte, os Citas, que invadiram o Irã e anunciaram o surgimento de uma nova força na História Mundial: Os povos nômades a Ásia Central.

Quando os Citas e os Medos uniram forças a Assíria também foi empurrada para o abismo e desapareceu da história quando os medos saquearam Nínive, em 612aC.