quinta-feira, 13 de março de 2008

O Surgimento da Pérsia

A chegada dos persas muda a História das Civilizações, então vale ressaltar a importância desse momento, e desse povo no primeiro milenio antes de Cristo.

Um mundo de poucas civilizações bem demarcáveis dera a lugar a outro, em que uma área cada vez maior de parte do globo compartilha governo duradouros. Tecnologia, religião organizada (monoteísmo) e a vida urbana mudava cada vez mais depressa à medida que aumentava o intercâmbio entre as diferentes tradições.

O esforço economico e militar dos mesopotâmios, os movimentos indo-europeus, o advento do ferro e a expansão da capacidade de ler e escrever, tudo isso misturara profundamente padrões antes "bem definidos" no Oriente Próximo.

Para alguns o tempo desses povos do Oriente Próximo terminara.

Seria esse o destino do Egito que, depois de 1000aC passou por um declinio talvez revelador de uma incapacidade de mudar ou se adptar.

O governante que conquistou a Babilônia foi meu amigo Ciro, rei da Pérsia.

A História da Pérsia começa poucos séculos antes, com a irrupção de tribos arianas vindas do norte. Entre os recém chegados estavam os especialmente fortes e poderoros
Medos (que eram corajosos!!!!) e Persas que deram nome a civilização.

OS IMPERADORES AQUENIDAS

Ciro descendia de uma familia chamada Aquenidas. Ele foi o primeiro persa a ficar na memoria como figura historica mundial.

Em 549aC Ciro submeteu o último rei independente dos Medos e assim criou um reino unido. Dai por diante ele estenderia os limites de suas conquistas até formar o maior império jamais visto.

Apenas no leste, onde Ciro foi morto =( em luta contra os Citas, ele teve dificuldades em estabelecer suas fronteiras. Seus exercitos eram poderosos pois ele tinha grande quantidade de ferro e reservas de cavalos em suas terras.

Seu governo seguia um estilo diferente de seus antecessores. A brutalidade não era celebrada como arte oficial e Ciro cuidava de perturbar o meno possível os recém-conquistados. Quando chegou na babilônia, por exemplo foi convocada a proteção de Marduk (Deus local) para sua ascensão. E foi ele também que devolveu Israel aos judeus iniciando a terceira reconstrução do Templo.

O filho de Ciro acrescentou o Egito ao Império. Sua morte encorajou os medos e babilonios a tentar recuperar a sua independência.

O restaurador da herança de Ciro foi Dário ( 522 à 486aC ), um jovem que também se dizia descendente dos aquenidas e que aparece no filme Alexandre o Grande.

Apesar de não ter conquistado tudo o que desejava, foi Dario que levou mais longe as fronteiras de seu Império. Fracassou como acontecera com Ciro, ao avançar contra os Citas, mas sua obra rivaliza à de seu grande antecessor.

Derrepente a Pérsia reuniu ainda mais povos, numa experiência comum: indianos, medos, babilônios, lídios, gregos, judeus, fenícios e egípcios, todos foram pela primeira vez governados por um único império.

Nesse ambiente fértil começa-se a perceber a base de uma futura civilização mundial, e é a hora de nos dedicarmos a aqueles que a estabeleceram.

Os gregos.

Nenhum comentário: