quinta-feira, 13 de março de 2008

A Primeira Religião Monoteísta

A primeira religião monoteísta surge com os hebreus, quando passam a cultuar somente um Deus, Jeová. Um fato diferenciador das religiões politeístas, é o fato de que não se produzir imagens desse Deus.

Quando os hebreus chegaram a Canaã, é provável que já estivessem concientemente agrupados em tordo do culto a Iavé, e esse momento foi fortalecido pela passagem pelo Monte Sinai, onde Moisés, que os guiava, teria recebido os Dez Mandamentos de Deus e esse foi um momento muito importante para se formar essa conciência nacional, que era nesse momento a única coisa que ligava as tribos hebráicas.

OS REIS E OS PROFETAS

Sob muitos aspectos os hebreus eram menos avançados culturalmente do que os cananeus (que junto com os filisteus ocupavam a palestina) quando os hebreus fugiram do Egito.

Durante muito tempo Jerusalém foi uma localidade suja e confusa, em nada comparável com as cidades minóicas de séculos antes.

Para explusar os cananeus e os filisteus de Canaã, os hebreus precisariam primeiro consolidar sua nação, e esse desafio parece ter estimulado o surgimento de uma realeza hebraica, próxima de 1000aC e com eles uma nova classe: Os profetas, que acreditavam receber a palavra de Deus para guiar o povo.

Contudo, no final o povo de Israel seria lembrado não pelos grandes feitos de seus reis, mas pelos padrões étnicos anunciados pelos seus profetas que trouxeram nova dimensão a idéia israelita de Deus.

Poucos pregadores tiveram tanto sucesso. Eles moldaram os vínculos da religião com a moral que dominaria por milhares de anos não apenas o judaísmo, mas duas outras religiões, o cristianismo e o islamismo.

Foi o auge do desenvolvimento religioso no Antigo Oriente Próximo. Daí em diante a religião deixou de depender de local e de tribo.

Os profetas também atacaram diretamente a injustiça social. Anunciaram que todos os homens eram iguais perante Deus e que os reis não podiam fazer simplesmente o que eles desejassem. Os profetas foram um dos grandes saltos intelectuais para a humanidade.

E assim estava estabelecida a primeira religião monoteísta da humanidade.

2 comentários:

Danielle Paiva disse...

te amoooo

ladawnyackel disse...

titanium pickaxe terraria - Tinian Art
The main character is titanium bolts a great character, titanium price per ounce the hero titanium wood stove character, and the seiko titanium watch boss character the character has with a different character in the game. titanium rod in leg