segunda-feira, 31 de março de 2008

A Índia

A INDIA NA DINASTIA MAURIA

Durante o século VIaC, surge um novo movimento religioso muito bem sucedido na Índia chamado: Jainismo

O Jainismo é diferente da religião brahminista porque é menos foram do que esta.

Os jainistas pregavam o respeito pela vida animal, assim impossibilitando a agricultura e a criação de animais domésticos e portanto voltando-se excusivamente para o comércio. Isso os fez mercadores e hoje a comunidade jainista é uma das mais ricas comunidades indianas.

O BUDISMO

O budismo foi cundado por Siddatha Gautana, mais conhecido com Buda. Buda não era um brahmane, mas um príncipe de uma classe guerreira no início do século VIaC. Ele tinha uma grande educação, porém não estava satisfeito com sua vida e saiu de casa. A partir dai passou sete anos de privações e renuncias antes de começar a pregar e a ensinar sua doutrina, que era a de alcançar a libertãção do sofrimento atravéz da busca e acesso a estágios mais elevados de consciência.

Ele tinha grande habilidade prática e de organização além de inquestinável integridade étnica, e com sua personalidade rapidamene se tornou um mestre popular e bem sucedido onde suas mensagens seguiram atraves de sua morte representados pelos mestres budistas.

Gautana morreu por volta de 483aC e sua religião foi a primeira a se expandir além da sociedade em que nascera difundindo-se por toda a Ásia e tornando-se uma força poderosa na História Mundial

CHANDRAGUPTA

A invasão de Alexndre a Índia não alcançou uma Índia intocavel que existia e não fora conquistada. Essas terras eram de um grande governante: Ghandragupta, o fundador de uma dinastia chamada: Dinastia Mauria.

Chandagupta se tornara conquistador após ter presenciado na sua juventude as conquistas de Alexandre o Grande ao invadir a Índia.
A capital de sua dinastia se localizava em Patna, e ele passou os ultimos dias em rituais de fome junto aos jainistas antes de morrer.


AÇOKA

O seu império Maurio continuo a se estenter para o sul, com seu filho Açoka que acabou governando uma area territorial da Índia que jamais fora conseguida ate o apogeu do poder britânico no século XIX.

Desde o governo de Açoka a Índia ja estava firmemente organizada no sistema de castas. Açoka era budista, mas seu governo foi marcado pela tolerância religiosa, a não-violência e os respeito pela divindade de todos os homens.

Naqueles tempos, esse tipo de pensamento surpreende e é até hoje louvado pelos indianos modernos. COm certeza isso facilitou as coisas para se governo levando em consideração que administrou a reunião de diferente povos, crenças e linguas.

Com o tempo, o hisduismo clássico foi se cristalizando e surgiram cultos mas superticiosos e populares como Krishna, o culto mais popular dos deuses hindus.

O império da daniastia Mauria começou a desmoronar logo após a morte de Açoka, e não se sabe exatamente a razão, mas talvez a explicação mais simples seja que o império esgotou seus recursos.


Assim, religião, castas e família explicam as longas continuidades na História da Índia. A economia também não foi muito alterada.

A INDIA HINDU

O ultimo imperador da Dinastia Mauria foi assassinado por volta de 144aC. Depois disso, nos próximos 500 anos á história da India torna-se muito confusa e sem informações, devido a uma série de invasões dos citas e partos que se instalaram no Punjad.

A unidade política só reapareceu em 320dC, com a fundação de um novo império: o Império Gupta.

Era interessante observar que determinadas áreas da India não eram afetadas nem perturbados com as indas e vindas de seu governante, pois na época os indianos viviam em aldeias mais ou menos auto-suficientes e não afetadas por fatores externos.

OS GUPTAS

O primeiro dos imperadores Guptas, assim como os da Dinastia Mauria estabeleceram sua capital em Ptna.

Com a certeza de estarem livres de invasões a paz se estabeleceu na India tornando esse momento especialmente importante para o crescimento e desenvolvimento da arte e da filosofia juntamente com outras invenções de grande utilizade para toda a humanidade como o sistema decimal.

Vindo de uma continuidade, foi durante o Império Gupta que se solidificou ainda mais o Hinduismo Clássico e suas castas adquiriram a forma definitiva que moldaria a vida de milhões de indianos até os dias de hoje.

CRENÇA E SOCIEDADE

Se existe um princípio fundamenel no Hinduismo, esse é viver a vida de acordo com o lugar de cada um no esquemas das coisas.

Sob esse aspecto, para os camponeses que eram a maioria dos indianos, essa era uma maneira de assegurar a a boa vontade das divindades no templo local, respeitando das castas e suas restrições no dia-a-dia, além da preparação e participação em festivais que vemos até hoje quando desfilam em carros ornamentados com deuses e demonios.

No Hinduismo, exitem também cultos mais especializados e deuses maiores com Shiva e Kristna e um hinduismo puramente filosófico que prega se desvenclhar do mundo conquistando o verdadeiro conhecimento da realidade, ou brahma.

Essa filosofia hindu, mesmo a budista, favorecem a passividade e a execução de deveres bem conhecidos, adptando-se ao mundo ao invés de tentar muda-lo.

Nessa visão são totalmente diferentes do cristianismo e do islamismo o que pode ter influênciado demais a maneira como a civilização indiana se desenvolveu, num nível bem mundano.

Essa forma de pensamento juntamente com as castas vieram por trazer para a Índia um ônus economico: como a origem é quem decidio o papel de cada um, o esforço e a aptidão pessoal era restrita e não se desenvolvia, anulando até mesmo a ambição de cada indiano, menos do guerreiro que a encontrava provavelmente em uma maneira um tanto destrutiva.


A INDIA ISLAMICA


Por volta de 500dC os guptas começaram a perder o controle, e pouco depois a Índia se dissolveu em pequenos principados. Em breve ela seria novamente devastada por invasores vindos do noroeste.

Em certo período do século VIII chegam os árabes que conquistam o Punjad instauranto o período do islamismo na Índia.

A história do islamismo na Índia ainda teve um segundo fluxo ainda mais forte do que esse, no século XI com a chegada dos turcos que pretendiam permanecer.
Ansiosos por converte-los ao islã, perseguiram o hinduísmo e queimaram seus templos.

Mas não duraram muito: em 1398 Délhi foi saqueada por Timur Lang, que acabou com os sultõs turcos. Contudo, esse não foi o fim do islamismo na Índia, porque esse já estava arraigado no subconciente indiano. E com o islamismo vieram outras influências também como an cultura das Cortes Indianas que foram fortemente marcadas elos estilo e pela moda dos persas.


OS PRIMEIROS IMPERADORES MONGÓIS


Babur, o homem que restaurou novamente o Império Islâmico na Índia, se considerava muito ligado a tradição persa. Pelo lado paterno, descendia de Timur Lang, e pelo materno de Gengis Khan. Portanto era parte mongol.

Ele dominou o Punjad e conseguiu tomar Delhi matando o sultão numa batalha e depois se voltando contra os prórpios sultões, aqueles que haviam o convidado para ir a Índia.

Este reino foi aumentado por Akbar, neto de Babur, a quem os europeus denominavam simplesmente com "O Grande Mongol".

Akbar reinou de 1555 a 1605 (coincidindo em ambos os extremos com o quase igualmente reinado da Rainha Elizabeth I da Inglaterra).

Akbar foi inteligente e teve habilidade em lidar com as diferenças religiosas dos seus súditos, mesmo ele sendo budista, sua religião não foi imposta. Outro destaque foi sua clemência para com os principes hindus conquistados.

No conjunto ao impressão deixada pelo reinado de Akbar é de uma tolerância bem direcionada e, em conseqüência, de um governo mais fácil num império tão diversificado.

Quando Akbar morreu, sua dinastia já estava bem solidificada, mais do que qualquer outra indiana, graças també, a uma nova taxa que existia sobre a terra e que fornecia recursos para que o Império sobrevivesse sem a necessidade de novas conquistas.

Foi durante o governo de Akbar também que os indianos, que desde os tempos romanos já negoiavam pelos portos ocidentais da Índia utilizando o Mediterrâneo, no século XVI passaram a realizar os primeiros contatos com a Euripa atlântica.

Os primeiros a chegarem a costa de Malabar foram os portugueses, pouco antes de 1500 e que no século XVI estabeleceram al entrepostos comerciais.

Os ingleses só chegariam em 31 de dezembro de 1600, ultimo dia do século XVI, fundando em Londres a primeira Companhia das Índias Ocidenteais inglesa tornando-se um marco tanto na História Indiana quanto na História Indiana e dai por diante, os indianos nunca mais puderam ignorar os ingleses.

Nenhum comentário: