terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

OS HITISTAS

Por volta do inicio do segundo milênio antes de Cristo, os hitistas, outro povo indo-europeu chegou a Ásia Menor e se estabeleceu na região da Anatólia, mais ou menos no mesmo tempo que a civilização minóica alcançava os seus maiores triunfos.

Longe de serem primitivos, possuíam um sistema de leis e logo absorveram muito do que a Babilônia podia lhes ensinar. Há muito os hitistas desfrutaram de um monopólio do ferro na Ásia. E quem controla o ferro, tem o poder.

Bom, além desse domínio do ferro e apoiados em suas habilidades, nas suas fortificações e nos seus domínios de carros de guerra, eles acabaram com os exércitos mesopotâmios.

Por algum tempo a hegemonia hitita se espalhou desde a costa do Mediterrâneo até o Golfo Pérsico, dominando todo o crescente fértil exceto o Egito. Mas como outros antigos impérios, ele também desmoronou, chegando ao fim por volta de 1200aC.

Nesta época os hitistas não mais detinham o controle do ferro. Por volta de 1000aC ele era usado em todo o Oriente Próximo espalhados por essa bagunça de povos bárbaros que causavam tumulto na época. Vale lembrar que a tecnologia é absorvida mesmo por eles em cada vitória, e assim se espalha.

Há uma notável aproximação de tempo entre o colapso do último poder hitita e os ataques dos chamados "povos do mar". Ou seja, pode ser que eles tenham sido derrotados por esse novo grupo chamado povos do mar, que nos dias de hoje parece mais como nome de algum grupo de pagode de santos. =/

Mas naquela época ninguém fazia essas piadinhas sem graça com eles hehe porque realmente eles não eram de brincadeira. Eram munidos de armas de ferro e vinham atacando constantemente o leste do Mediterrâneo saqueando a Síria e o Levante.

AGORA VEM UMA PARTE MUITO IMPORTANTE PARA COMPREENDER O QUE ACONTECE HOJE EM DIA ( e portanto a próxima postagem será exclusivamente pra falar sobre essa região incompreensível pra tantos: A PALESTINA )

Por volta de 1175aC um grupo desses "povos do mar" se estabeleceu em Canaã, entre o mar morto ( lá a coisa é tão feia que nem o mar resistiu!!!!! ) e o oeste onde ainda hoje são lembrados pelo nome moderno que deles deriva: os palestinos ( ver próxima postagem )

Uma onda gigantesca de povos bárbaros destruía as antigas estruturas imperiais, como destruíra a Grécia Micênica.