terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

A SUMÉRIA

Só podemos falar sobre "História" quando tratamos as civilizações a partir de um momento importantíssimo para a humanidade. O desenvolvimento da escrita, que aconteceu entre 3500 e 3000 aC. Antes desse fato, o período é considerado "Pré-História". Por toda a terra então vagavam tribos nomades de seres humanos.

Uma civilização é a intereção de seres humanos de forma criativa.

Mas como esses acampamentos nomades de repente se tornaram civilizações tão importantes!? Egito, China, Índia, Creta (Grécia) e as civilizações mesopotamias como Suméria e Babilônia fazem parte dessas civilizações iniciais.

Para isso precisamos conhecer o Crescente Fértil.

Bom, o Crescente Fértil, como a Mesôpotamia é uma região do Oriente Médio. Tem esse nome porque se olharmos no mapa seus limites tem o formato de um lua "crescente"
o "Fértil" não preciso explicar.. hehe. Essa região é irrigada pelos principais rios, como o Jordão, Eufrates, Tigre e Nilo. Por isso o nome.

Dai fica fácil de imaginar aonde, no meio de todo aquele deserto, essas ciilizações iniciais encontrariam as melhores condições para iniciar sua agricultura.

Por falar nisso, a agricultura, e a busca pela escrita e por uma organização social são o que essas civilizações iniciais tem em comum. Fora isso, o Crecente Fértil era
um grande cadinho de culturas, através do qual fluíam idéias, instituições, linguas e crenças.

O clima, as tempestades e todos os desastres naturais que infligiam os povos daquela época, os colocavam em constante movimentação e eventualmente eles se trombavam e na cooperação aprenderam uns com os outros, e assim o potencial das cidades aumentou muito, transformando-as cada vez mas de simples acampamentos em grandes civilizações.

As migrações dos povos de um modo geral servem de pano de fundo para o aparecimento e a prosperidade da primeira civilização.


A SUMÉRIA

A Suméria nos forneceu o primeiro herói da literatura mundial, que foi Gilgamesh, um classico entro os sumérios, vendido em todas as bancas do deserto!! hehe.
Gilgamesh existiu de verdade e foi o rei de uma cidade chamada Uruk, que sobreviveu a uma tempestade que inundou o mundo construindo uma arca. ( já ouviu falar da arca de noé!? pois então, muitos estudiosos dizem que essa história tem suas bases no conto de Gilgamesh!! )

Os sumérios acreditavam em vários deuses da natureza
Havia um Deus do Ar, das Águas, do Arado, do Amor e da Guerra. No topo havia uma trindade. "Senhor do Ar" o pai dos deuses, "da Sabedoria" e das "Águas Doces".

Isso mostra uma visão do sobrenatural muito mais complexa e elaborada do que qualquer outra em idade remota.

É interessante saber sobre os sumérios que dentre todas as civilizações que estavam surgindo eles eram os que melhor tratavam as mulheres.

Bom, e o que eles deixaram para gente? Os sumérios inventaram os tijolos, roda para transportes e eram responsáveis pela frequente evidência de alcool na mesopotâmia com sua produção de cevada!! viva os sumérios!!! hehe

Bom, mas esse período era marcado por guerras constantes e por esse motivo surgiram os Senhores de Guerra, que eram escolhidos pelas cidades para comandar suas forças de defesa contra os ataques que ocorriam. E claro, depois da vitoria a população se tornava agradecida a esses homens e eles começaram a se destacar.

Porém, um se destacou ainda mais sobre os outros. Era Sargão I, rei da Acádia.

Sargão I unificou todo a Suméria sobre um único grande império. O primeiro da humanidade, integrando todas as cidades sob seu comando.

Com ele surgiu um verdadeiro Estado, com autoridades leigas e sacerdotais completamente separadas. Sargão I possuía 5400 soldados aquartelados em seu palácio. As tropas eram mantidas com suas conquistas.

Cento e cinquenta anos depois a Suméria foi invadida por povos bárbaros chamados gútios mas sobreviveu, e 200 anos depois por outros povos nomades chamados elamitas, mas que dessa vez a derrotariam =(

Foi o fim da capital e a tradição que distinguia a Suméria agora fundida nos redemoinhos do mundo com mais de uma civilização.

Um comentário:

Danielle Paiva disse...

Não consegui terminar de ler essa postagem... vá para o próximo comentario!!!! =)