domingo, 17 de fevereiro de 2008

O ANTIGO EGITO

O ANTIGO EGITO

Pouco depois de aparecerem na Suméria, os primeiros sinais de civilização podem ser vistos no Egito. E os egípcios aprenderam muito com os sumérios.

Essa nova civilização se instalou as margens de um rio, como a suméria e todas as civilizações que vão aparecer depois. O motivo? esse mesmo, ninguem queria nada além de terra, sombra e água fresca hehe. No caso os faraós né, porque a imensa maioria da população estava pronta era pra ralar debaixo do sol sobre o comando dos escribas (funcionários públicos do antigo egito) construindo túmulos para seus reis.

Voltando ao assunto, o rio no qual os egípcios se instalaram e estão lá até hoje é conhecido e todo mundo já ouviu falar como: Rio Nilo!! (ps: o rio nilo é o segundo maior rio do mundo, perdendo somente pra um rio brasileiro. O Rio Amazonas ]

Bom,a lama trazida das terras altas do interior e depositada ali facilitou a agricultura e os egípcios puderam iniciar a lavoura.

Suas terras se tornaram lentamente num oásis comprido e isolado, cercado de desertos e montanhas. Isso constitui uma importante diferença em relação à antiga Mesopotâmia.
Lembrando que lá, as terras eram cercadas por dois rios.

Mas os egípcios foram mais sortudos que os sumérios. Lá na Mesopotâmia ele tinha que lidar com esses dois rios, o Tigre e Eufrates que tinham suas inundações repentinas e causavam estragos.
Já o rio Nilo era muito mais regular e "amigável" e assim eles não precisaram preparar as terras como os sumérios, e estabeleceram entao um padrão agrícola.

Bom, essa vidinha dos egípcios se iniciou por volta de 3000aC e durou milhares de anos, com pouco desenvolvimento porque não havia vizinhos para ameaçar os agricultores e encoraja-los a criar cidades para se proteger.

Os egípcios invetaram o hieróglifos (textos escritos em pele de animais) e depois os papiro (escritos sobre um tipo de papel feito de fibras de plantas) e consequentemente surgiu o primeiro livro do mundo!!!

e com ele uma história:

O Egito era dividido em dois impérios. O Alto Egito e o Baixo Egito. Mas houve um rei chamado Menés, que unificou esses impérios, tornando Menfis a capital, que mais tarde foi transferida para Tebas. O Egito não tinha nenhum contato com o exterior.

O Egito tem uma singularidade muito importantes. Enquanto nas outras civilizações os deuses eram venerados, lá os governantes chamados de faraó eram literalmente os próprios deuses!! isso lhes dava poder total em todos os sentidos. O que o faraó gostava era o bom, já o que ele não gostava..

Portanto, eu acredito que o Egito dessa época devia ser realmente um terra de "puxa-sacos!!!" imagina se o faraó não vai com sua cara?!?!hehe

Enfim, ele não tinha nenhum órgão que o julgasse. Falou, tava falado. Era uma autoridade impressionante.

A maior parte da população do Egito era de camponeses, utilizados pela Faraó, coitados, na construção de grande obras públicas como as piramides que serviam como túmulos, além de gigantescas estátuas.

Fora os camponeses, havia a burguesia, os nobres e a estrutura religiosa.

Muita gente acredita que os egpicios eram grandes matemáticos por causa da construção das piramides, mas para isso eles utilizavam apenas matemática simples. O babilônicos trouxeram muito mais desenvolvimento nessa área do que eles.

A única realização consistente foi o: calendário!!! =0
Desde aquela época os egípcios estabeleceram o ano com 360 dias que dividem em 12 meses.

A RELIGIÃO EGÍPCIA

Para os babilônios, depois que morriam, as pessoas alcançavam um lugar triste, melancólico. Já os egipcios acreditavam na busca da felicidade depois da morte!!!
Por isso toda a preocupação com os túmulos, pertences, convervação do corpos (múmias) entre outros. Queriam chegar arrumadinhos!! hehe e o melhor possível, claro, levando todo o ouro que tivessem para fazer suas compras no céu.

No Egito haviam cerca de 2000 deuses. Como por exemplo Hórus, o Deus Falcão. Esses animais sofriam uma humanização e os artistas colocavam cabeças de animais em corpos humanos para representa-los.

Na minha opinião, o que vou dizer agora foi de extrema importancia para o mundo todo que se seguiu após o antigo Egito. Um faraó do séc XIV passou a estabelecer um culto ao Deus do Sol chamado Akon, e o culto a esse Deus se transformou depois na primeira religião MONOTEÍSTA (todo mundo no egito é obrigado a acreditar apenas nesse Deus) da história da humanidade.

O Egito passou por 3 impérios, o Antigo, Médio e Novo Império e teve seus altos e baixos, porém já não conseguia mais evitar contato com o mundo que o cercava.

Então, os Povos do Mar Egeu entraram em um estado de agitação, e nenhuma terra os impediam de avançar, dizem os registros egípcios.

Esses povos do mar atacaram o Egito mas foram vencidos em uma luta muito dura. Por volta de 1150aC são abundantes dos sinais de desorganização interna. Um rei, RamsésIII morreu em decorrência de uma conspiração em seu harém.

Há sintomas de greves e problemas econômicos no reinado de seus sucessores, constatando-se sintomas de sacrilégio (ir contra os deuses ou contra Deus), como o saque dos túmulos reais em Tebas.

O período do poder imperial no Egito afinal chegar ao fim.

Estava morrendo o mundo que servira de cenário para as glorias egípcias.

O mistério dessa civilização é que mesmo sendo tão criativa ela parecia fracassar estranhamente. Reuniram-se recursos colossais de mão de obra sobre a direção de funcionários civis para construir os maiores túmulos.

Apesar do papiro (aonde escreviam) e de uma elite altamente instruída, os egípcios não deixaram para a humanidade nenhuma idéia filosófica ou religiosa.

E esse foi o fim do Antigo Império Egípcio.

Um comentário:

Danielle Paiva disse...

linduxoo
parabens pelo seu esforço!!
te amoooooo