quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

A BABILÔNIA

A única coisa que muita gente sabe sobre a Babilônia é que ela faz parte da letra de uma música (..suspenderam os jardins da babilonia, e eu pra não ficar por baixo resolvi..) hehe.. Da ultima vez que ouvi era a Rita lee cantando, mas isso nao vem ao caso. O importante é saber que essa cidade foi após a queda da primeira civilização mundial ( a suméria ) derrotada pelos elamitas a mais importante de toda a Mesopotamia.

ps: Mesopotamia não é uma cidade!! é uma região do Oriente Médio, localizada entre os tigre e eufrates e intensamente disputada por todos os povos nomades que viviam naquela regiao. Não é muito dificil entender porque a MEsopotâmia é considerada o berço da civilização. Imagine você e sua tribo, marchando pelo deserto e derrepente encontra um pedaço de terra situado entre dois rios. Pronto. É lá que vc vai querer construir sua cabana..hehe

Bom,a Babilonia teria um rei que marcou seu lugar na história e que se você terminou o terceiro ano e estudou pelo menos para uma prova de história ja vai ter escutado o nome desse cara: Hamurabi.

Bom, o que mais conhecemos desse rei babilonico foi sua fama de legislador, pois seu código é a forma mais antiga da formulação do princípio legal "olho por olho". Vale lembrar que ele não criou essas leis, simplesmente as escreveu em uma pedra e colocou no pátio dos templos para que as populações tivessem acesso.

Além disso, Hamurabi também unificou toda a Mesopotamia e no seu apogeu se estendia da Suméria ao Golfo Pérsico em direção a Assíria mas seu império tivesse vida curta

A Babilônia era um grande Estado, na verdade o maior que surgira na região até a época.

E o que isso importa hoje?! Bom, além dessa ser uma cidade primordial da humanidade, os babilonicos criaram naquela ápoca coisas que utlizamos até hoje.. como a Astrologia, o circulo de 360 graus e a hora de 60 minutos. Isso a quase 2000 anos antes de Cristo!!

Por falar nisso, naquela época não se acreditava em apenas um Deus, mas em um panteão deles. Porém na Babilonia, o rei dos Deuses era chamado MARDUK

MARDUK era protector da cidade da Babilonia, pertencente a uma geração tardia de deuses da antiga Mesopotâmia.

Foi o vencedor do monstro Tiamat, ( lembra do desenho da caverna do dragão? ) que personificava o caos primordial, divide-o em duas partes, com as quais forma o céu (onde coloca os astros) e a terra (onde estabelece a residência dos principais deuses).

Nos mil anos seguintes, a Assíria será um campo de batalha e um prêmio, depois chega a ofuscar a Babilônia e o centro da gravidade da História mesopotâmia decididamente se muda mais para o norte.

Por volta de 1700 aC, os hitistas ( esses são fortes e perigosos ) governaram as terras entre a Síria e o Mar Negro. Depois rumaram para o Sul, contra uma Babilônia enfraquecida e reduzida.

Foi o fim da dinastia de Hamurabi e de suas conquistas. A Assíria se separa da Babilônia, fato muito importante para o milênio seguinte. Nessa época então, o centro da História do Mundo se afastara da Mesopotâmia.

Um comentário:

Danielle Paiva disse...

Nossa amoreee... agora sim!!!
vixe, ficou bem melhor!!!!! parece vc me contando a historia pessoalmente...hehe adoreiii!!!! continue assim viu! ficou mto mais interessante para ler! deve ser ate mais interessante para vc em resumir a historia! parabens... gostei msm.
te amoooo!!!!