domingo, 24 de fevereiro de 2008

AS BASES DO NOSSO MUNDO

INTERAÇÃO E INTERCÂMBIO

Por volta de 1000aC grandes civilizações já estavam acostumadas a lidar umas com as outras através da diplomacia =)

Os encontros muitas vezes aconteciam porque naquela época, artesãos, mercadores e mercenários (pessoas que se envolvem em causas por dinheiro podendo ser por exemplo recrutado por exércitos) se deslocavam de um lugar para o outro em busca de sobrevivência trocando idéias, estilos artísticos e habilidades técnicas que eram diferentes em cada civilização.

O COMÉRCIO E AS VIAGENS

Esses dois fatores proporcionam MUDANÇAS as civilizações. Ou seja, a relação com culturas diferentes trás aprendizado, novas tecnologias, idéias e torna-se motor para o desenvolvimento.

É legal lembrar, como já disse antes, que os egípcios passaram quase 2000 anos de sua história da mesma maneira, vivendo as margens do Nilo sem desenvolvimento nenhum!!
e porque?
Porque não haviam sofrido invasões nem atacado outras civilizações. Não haviam tido contato com o mundo exterior, e portanto não havia motivação para o crescimento.

Eu sou ruim pra lembrar de ditados populares, mas tem um que se encaixa muito bem nessa situação e fala que nós só nos desenvolvemos quando nos sentimos incomodados com alguma cois hehe..

Bom, e como estou falando sobre comércio, é bom saber que as negociações naquela época eram feitas por um sistema de troca. Demorou muito tempo para o dinheiro aparecer de uma forma amplamente reconhecida.

As primeiras moedas surgiram em 600aC com os fenicios, povos de extrema importância que vou falar a respeito com maiores detalhes mais pra frente um pouco. Por enquanto é importante saber que eles foram lendários comerciantes e negociaram por todo o Mar Egeu com grande perspicácia.

A CIVILIZAÇÃO DO MAR EGEU.

Em 2000aC, uma das civilizações mais importante do Mar Egeu foi a Ilha de Creta, que ja trocava mercadorias pelo Mar Egeu e contruía palácios gigantescos. O maior palácio de todos era chamado de Cnossos e em nenhuma outra ilha grega existia nada parecido.

O PERIODO MINÓICO

Minóicos são chamados os povos habitantes da ilha de Creta nesse momento. Tem esse nome porque eram governados por um grande rei chamado Minos, que segundo a lenda viva no palácio de Cnossos e conversava com os Deuses. Ele se casou com uma deusa Pfíase, a filha do Sol e geraram uma criança monstruosa: O MINOTAURO!!!!!!
Esse todo mundo já ouviu falar!! hehe. Era um semi-deus (semi-deuses são filhos de um humano com uma deusa) com o corpo de gente e a cabeça de um touro. O Minotauro vivia em um labirinto na Ilha de Caras (ops, Creta!!) [hahaha.. imagina o famoso minotauro na capa da revista CARAS como astro tomando marguerita]Bom, resumindo. Ele vivia em Creta e morava num labirinto e acabou sendo morto por um herói chamado Tseu.
Claro que isso é uma lenda, mas o nome dessa civilização realmente veio do rei Minos.

A civilização minoica durou cerca de 600 anos e suas cidades dependiam de algum modo de Cnossos. A civilização minóica chegou ao seu apogeu por volta de 1600aC. Um século depois, os palácios foram destruídos,talvez por terremotos e ondas gigantescas que precipitou uma nuvem de cinzas e teriam destruído os campos de Creta, mas isso não acabou com a civilização.

O legal dos minóicos era que eles viviam totalmente diferentes das outras civilizações. Parece quer curiam muito mais a vida. Como sua frota de barcos era muito grande e eficiente, suas cidades a beira mar não eram totalemente fechadas e muradas com em outros lugares. Eles viviam com pouca roupa e tinham uma preocupação com conforto e elegância pintando tudo com desenho de flores e golfinhos o que sugere uma apreciação imediata da natureza. Essas pinturas muitas vezes revelam tabém cenas de esporte e dança o que não sugere um povo infeliz.

Os minóicos não aparecem ter considerado o mundo um lugar hostil.

Mas [ e sempre tem o MAS né!! pra acabar com a festa!!! =( ] por volta de 1450 à 1375chegam os forasteiros (talvez sejam indo-europeus) ao continente e parecem ter afastado os governantes cretenses nativos, presidindo a última fase da civilização minóica.

Mais tarde outros povos continentais os seguiram até Creta, colonizando-a com sucesso depois do Colapso final de Cnossos e o desaparecimento dos minóicos da História do Mundo.

Um comentário:

Danielle Paiva disse...

Amoreee da minha vida!!!!
obrigada por compartilhar teus estudos =)
te amoooo
bjss